Tokusatsu, você sabe o que é?!

Tokusatsu, surgiu em 1945 após a Segunda grande Guerra Mundial devido a uma expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam o ideal de Vitória de derrota de bem de mal nos Estados Unidos.

Então foram criados nessa nesse período Superman e mulher-maravilha o Capitão América entre muitos outros super-heróis. O Japão Temendo essa invasão de Heróis do ocidente resolveu iniciar os primeiros projetos e criação dos seus próprios heróis, a primeira produção de tokusatus, que se tem notícia hoje é Godzilla que foi produzido pela produtora japonesa Toho que fez muito sucesso na década de 50 já em 1958, a Toei Company deu início a produção do primeiro super-herói japonês da história que foi o Máscara do luar, Moonlight Mask ou e, japones Gekko Kamen, a partir de então, as tecnologias da época principalmente pela chegada da TV a cores no período em que a produção de heróis aumentava consideravelmente diversas produtoras engajaram-se na criação de novas e variadas Produções de tokusatsu.

Tokusatsu no Japão

Os Tokusatsu no Japão, em 66 pelas mãos Eiji Tsuburaya surge Ultraman o herói que revolucionou o conceito e desencadeou uma das maiores ondas produtivas do gênero no Japão o chamado Kyodai Hero ou heróis gigante. Essa nova onda invadiu a televisão japonês na década de 70, mais tarde 71, a série Kamen Rider ganhou uma adaptação para televisão, que na verdade é um mangá que foi adaptado para TV por Shotaro Ishinomor, fazendo grande sucesso na época e abrindo uma nova franquia de tokusatsu.

De certa forma kamen Rider, mostrava-se como uma anti-série ao modelo de Herói gigante ou Kyodai Hero. Em 75 estreia a série Himitsu Sentai Gorenger / Sentai Goranger ou em português Esquadrão secreto Goranger que abre uma nova vertente para tokusatsu. O gênero Super Sentai ou simplesmente Sentai, também, faz grande sucesso e tornou-se uma franquia independente ao longo do tempo, o gênero tokusatsu aumentou de forma considerável.

Atualmente, contemplam não apenas, série e filmes de super-heróis produzidas anualmente, mais também outras produções, como adaptação de live-action, mangás e animes.

As produtoras que produziam tokusatsu da época eram a Toei Company responsável por 70% das produções de tokusatsu criadas no Japão e é dona da franquia Kamen Rider super Sentai e Metal Hero, a Tsubuaya que produz a franquia do Ultraman e a Toho Company o responsável pelo filme do Godzilla e pela série Cybercops, a P-Productions responsável por Fun Lion Maru, e spectreman, e por fim a Tikara Filme.

CURIOSIDADES

Uma curiosidade super importante é que as séries de tokusatsu são divididas em grupos e cada uma responde por uma personalidade diferente, são elas: Kamen Rider, Super Sentai, Sentai, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero e Kodaya Hero. Ainda existe sub-classificações principalmente dentro de Henshin Hero, como super-heroin que são as mulheres super-heróis, Children Hero que são crianças são heróis e o Classic Heroes que são heróis clássicos que não mudam por nada nesse mundo.

Independente da encheção de linguiça sobre tokusatsu, sobre as classificações ou mesmo, sobre a franquia, o importante é a gente salientar que para vocês que independente não gostar muito de animê, independente de eu ser muito fã de muitos personagens de anime. Se tivesse, hoje em dia, passando no mesmo horário em um canal anime e em outro canal tokusatsu, eu não saia do canal de tokusatsu.

Porque é muito gostoso assistir tokusatsu, é muito bom, é muito legal para caramba e as séries tiveram muito sucesso nessa época dos anos 60/70 e depois chegou aqui no Brasil nos anos 80. Os caras eram muito foda, muito bons, porque eles faziam Milagre com a tecnologia da época, os verdadeiros magos da tv são os criadores de tokusatus das década de 60/70/80/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook
Instagram
Rolar para cima