A história da corrida espacial

Após a corrida armamentista para a primeira e segunda guerra mundial, a humanidade entrou em um novo páreo, a corrida espacial. Com o fim da segunda grande guerra, os governos da Nova Rússia e dos Estados Unidos começaram a travar uma nova batalha, a batalha pelo espaço. O principal motivo dessa nova corrida é qual país enviará o primeiro ser humano ao espaço sideral. 

Apesar da vitória americana na guerra, a Rússia é superior em tecnologia espacial e envia o primeiro homem para o espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok 1, a Rússia envia o cosmonauta Iuri Alexeievitch Gagarin (Iuri Gagarin).

A Viagem de Gagarin

Iuri Gagarin viajou até a sub órbita da terra a 315km de altura, o cosmonauta deu uma volta completa ao redor do planeta a 28.000km/h e a estadia de Gagarin durou 106 minutos (1h e 46 minutos) no espaço. Mas todo glamour da viagem acaba por aí, o que é pouco falado ou até mesmo nada comentado é que os cientistas russos calcularam errado a trajetória de aterrissagem da nave. Este erro fez com que a cápsula espacial de Gagarin aterrissasse no Cazaquistão, a mais de 320 km do local inicialmente previsto. Isto fez com que no momento da aterrissagem não estivesse ninguém à sua espera.

O Herói soviético Iuri Gagarin utilizou-se de um pára-quedas, saltando 7 quilômetros acima do solo, mas os soviéticos declararam que na aterrissagem, o cosmonauta estava no interior da cápsula espacial.

A União Soviética negou esse fato por anos, com medo de o voo não ser reconhecido pelas entidades internacionais, já que o piloto não acompanhou a espaçonave até o final.

Gagarin vai tenente e volta major

Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita. Após o feito, o cosmonauta Iuri Alexeievitch Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões.

O Cosmonauta Russo passou pelo América do sul e em sua passagem pelo Brasil, esteve no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul, Gagarin declarou que “Os brasileiros são muito efusivos nas suas formas de extravasar a alegria.”

Estados Unidos ficou para Tras

Historicamente, a exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik 1 pela extinta União Soviética em 4 de outubro de 1957, em Tyuratam, no Cazaquistão. Este acontecimento provocou uma corrida espacial pela conquista do espaço entre a União Soviética e os Estados Unidos.

Os norte-americanos perderam a batalha mas não perderam a guerra, após perder o sprint de mandar o homem para o espaço, os norte-americanos voltaram suas atenções à Lua.

Em 1961, o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, lançou o desafio de “enviar homens à Lua e retorná-los a salvo,” antes que a década terminasse. A partir daí, os Estados Unidos colocaram em prática um ambicioso programa espacial tripulado.

Dos projetos norte-americanos, o mais conhecido mundialmente é o projeto Apollo, sendo o mais renomado e o mais promissor dos três. O projeto Apollo tinha capacidade para três tripulantes, levá-los à lua e retornar à terra.

Em 25 de dezembro de 1968 o programa espacial norte-americano conseguiu orbitar a lua e retornar a terra.

Hoje em dia no espaço

Apesar da grande massa não se interessar tanto quanto a população de 40/50 anos atrás pelo espaço, a corrida espacial nunca esteve em alta como agora. Hoje as tecnologias estão melhores, nós já temos uma estação espacial internacional estacionada em nossa órbita a apenas 400 km de distância da terra, temos lançamentos quase que diários de foguetes com satélites para grandes conglomerados empresariais. Estamos vivendo uma verdadeira corrida espacial contemporânea que está sendo pouco assistida. Digo isso, pois este que vos escreve só ficou por dentro de toda essa corrida a pouco tempo, é um assunto tão intrigante, interessante e envolvente, que não há nem como expor em palavras a sensação de assistir um lançamento e de foguete seja ele com satélites ou tripulado com astronautas.

Você sabia que a corrida espacial sempre foi a maior contribuição para a humanidade, sem a corrida espacial não teríamos microchip, celulares, rede sem fio, cirurgia de cataratas, comida desidratada, entre outras várias contribuições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook
Instagram
Rolar para cima