A Liga Extraordinária uma obra de Alan Moore

A Liga Extraordinária é uma série de quadrinhos escrita por Alan Moore e desenhada por Kevin O’neil surgindo pela primeira vez em 1999 publicada inicialmente pela America’s best comics, a ideia do Alan Moore durante a criação dessa série era fazer uma espécie de Liga da Justiça na Inglaterra vitoriana, mas as ideias foram mudando e o foco continuou sendo a era vitoriana mas dessa vez sem os super-heróis.

Em vez disso Alan Moore aproveitou a época e todo seu conhecimento em Literatura e pegou vários personagens clássicos dos livros e contos que se passavam nesse período e os juntou como se existissem no mesmo mundo e esses seres extraordinários formariam uma liga que lutaria em favor da coroa britânica.

Então basicamente A Liga Extraordinária é um grande crossover de personagens importantes e populares da cultura Mundial vindos dos Contos europeus do século 19.

O primeiro volume é composto por uma minissérie de seis edições onde somos apresentados a Mina Murray que é encarregada por Campion Bond a mando do “Senhor M”, de recrutar um grupo de pessoas extraordinárias para uma missão especial de recuperar a CAVORITA (um artefato antigravidade) que tá nas mãos de um grupo chinês comandado por um tal “Doutor”. O primeiro selecionado para participar do grupo foi o Capitão Nemo e logo em sequência Allan Quatermain.

E desvendando alguns mistérios eles encontram e recrutam também, o doutor Henry Jekyll e a sua contraparte, o senhor Edward Hyde, além de Hawley Griffin, o homem Invisível.

Para quem desconhece esses nomes parece algo simples ou até mesmo sem muita novidade mas, quando você começa a entender quem são esses personagens e qual é a trama que eles estão inseridos, você entende porque a liga extraordinária é tão ovacionada.

Os Personagens Principais de A Liga Extraordinária

Mina Murray é Wilhelmina “Mina” Murray ou Mina Harker uma das personagens centrais de “Drácula de Bram Stoker”, criado em 1897 onde basicamente é considerada a reencarnação da Amada do próprio Conde Drácula e por isso foi mordida por ele mas, conseguiu não sucumbir ao vampirismo por isso ela sempre é mostrada com cachecol, para esconder a ferida no pescoço.

Allan Quatermain foi criado em “As Minas do Rei Salomão” por Harry Rider Rider em 1885 é um colonizador, um caçador e explorador que ficou conhecido pelas suas grandes aventuras na África. 

O Capitão Nemo foi criado em as “20 mil Léguas Submarinas” por Júlio Verne em 1870 mesmo é conhecido também como o príncipe Dakar reuniu seus conhecimentos desenvolveu uma espécie de submarino Ultra tecnológico chamado Nautilus e se tornou basicamente um pirata viajando pelos oceanos.

O doutor Jekyll foi criado em “O médico e o monstro” por Robert Louis Stevenson em 1886. Era um doutor que criou um medicamento que o transformou numa espécie de monstro horrendo de força bruta e com consciência própria chamado senhor Hyde, inclusive o personagem é uma inspiração para Stan Lee na criação do Hulk.

Hawley Griffin foi criado em “o homem invisível” por Deus em 1897 era um brilhante químico que criou um produto que o deixa invisível para sempre, isso afeta a sua mente, fazendo ele cometer atos não muito aceitáveis.

Esses são cinco integrantes da liga extraordinária, eles foram reunidos a pedido de campion Bond (futuro avô de James Bond), a CAVORITA deve ser resgatada das mãos do tal Doutor,

que é na verdade o dr Fu Manchu e o tal “senhor M”, que contrata a liga é James Moriarty o arqui-inimigo de Sherlock Holmes.

A liga extraordinária é um crossover infinito

Essas são figuras históricas da literatura, que poderiam coexistir pela data em que as suas obras foram escritas, então Alan Moore cria um lugar base, um mundo único, para que todos esses personagens pudessem interagir. O local era a Inglaterra, já que a Alan Moore era em inglês, o ano era 1898 na era vitoriana, mas a sociedade era Steampunk, tanto que o Nautilus, o submarino do Capitão Nemo, que servia de quartel para liga, tinha um ar de antigo mas como a tecnologia avançada e foi nesse cenário e as HQs da liga extraordinária começaram a ser desenvolvidas.

A riqueza de detalhes e de referência a essas obras e até a outras dessa época, era enorme tanto que o volume 2, que foi escrito em 2002 pela mesma dupla Alan Moore e Kevin O’Neil, com mais seis edições, tem como base o livro “A Guerra dos Mundos” de 1898.

Tudo isso não para só nos personagens principais, todos os coadjuvantes também são retirados de obras de ficção ou são ancestrais deles. Você pode não pegar todas as referências de primeiro momento isso não vai interferir na história mas conhecer pelo menos o básico, te dará outra visão da obra e mostra a genialidade na escrita de Alan Moore, ainda mais porque ele não simplesmente pega os personagens e mostra eles como são as suas obras originais, mas sim, os transforma em humanos reais com problemas e falhas reais.

A HQ aborda a conspiração, traição, mostra como alguns integrantes da liga agem forma horrenda, como é o caso do Homem Invisível, mostra realmente a monstruosidade nas atitudes do Senhor Raid, apresenta o certinho e heróico Allan Quatermain, como viciado em ópio e a Mina Murray, sendo a líder, é uma mulher que sofre preconceito por isso, principalmente pela época que a história se passa ou seja os heróis aqui, não é tão heróico assim.

Alguns anos depois da publicação do volume 2 em 2007 Surgiu uma Graphic novel uma espécie de spinoff chamado “Dossiê negro” onde descobrimos encarnações anteriores da liga extraordinária.

Em seu terceiro Volume A Liga Extraordinária abordou anos e séculos diferentes. Então muitos outros personagens foram referenciados também como Mary Poppins e até mesmo uma certa referência a Harry Potter. A partir daqui um novo spinoff foi feito em forma de trilogia, focada no Capitão Nemo e ficou conhecida como a Trilogia Nemo, publicada entre 2013 e 2015. Por fim o volume 4 batizado de A Tempestade, foi iniciado em 2018 e finalizado com seis edições em 2019, mas esse volume 4, especificamente a edição número 6, marca não só fim da liga extraordinária como também, o fim da carreira nos quadrinhos de Alan Moore e anunciou sua aposentadoria Depois dessa última edição ao lado de Kevin O’Neill.

Liga extraordinária Cinema e Publicações

Em 2003 um filme da Liga Extraordinária foi feito mas foi duramente criticado. No Brasil o lançamento das HQs foi conturbado devido a esse problema de publicação do original, mas atualmente tem lançado os quadrinhos do aqui é a Livraria Devir, que há pouco tempo publicou a edição batizada de 1898, que traz por completo o volume 1 e o volume 2. Mais do que isso, a edição traz também, vários extras que complementam esse universo único, com todos os contos feitos por Alan Moore por completo.

A Liga Extraordinária ao todo tem basicamente 21 edições, três spin-offs e uma Graphic novel. Então não são muitas publicações, mas mesmo com pouco material se tornou um clássico dos quadrinhos pela qualidade que foi escrito todo conceito da HQ é um projeto diferente genial a reunião das maiores figuras da literatura de todas as eras podendo ser considerados os primeiros super heróis e supervilões da cultura pop.

Um quadrinho feito por uma dupla que não foi brilhante só em criar uma história de crossover, mas também cria um universo único para que tudo isso pudesse acontecer, então liga extraordinária não é uma leitura recomendada só para quem gosta de quadrinhos mas também para quem gosta de literatura em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook
Instagram
Rolar para cima